A carta roubada
📜 RESENHA DO CONTO: A carta roubada, de Edgar Allan Poe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📝 PLOT: O narrador da história, que não tem seu nome revelado, conta que estava na biblioteca com seu amigo Auguste Dupin, quando o comissário da polícia local aparece na casa. Ele diz que uma carta importante foi roubada dos aposentos reais e que testemunhas viram que o ministro D. pegou o documento.
Dupin faz algumas sugestões para que o comissário da polícia encontre a carta, mas este diz ter verificado tudo. Um mês depois ele volta à casa de Dupin, dizendo que dará uma recompensa em dinheiro para quem encontrar a carta. Dupin responde na hora que sabe onde está e pede para ele já preencher o cheque.
Será que Dupin rrealmente sabe onde a carta se encontra? Se sim, como ele fez para descobrir onde estava? Só lendo o conto para saber.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⁉️ PQ ESSE CONTO: li em junho com o grupo de leitura coletiva #LendoEdgarAllanPoe (sim, resenha atrasada kkkkk). Infelizmente saí desse grupo e de outros pq acabei acumulando muita leitura atrasada e isso tava me deixando bem ansiosa (e confesso que eu estava em muitos grupos tbm, e queria dar conta de todos, que iludida 🤣🤣🤣).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🦋 MINHA OPINIÃO: é um conto leve, trata-se de uma investigação sem mortes e nem nada sobrenatural. Será que é por isso que não gostei tanto assim? hahaha
Na verdade o que me incomodou foi o final, achei o Dupin soberbo e meio malandro, ao contrário do Sherlock Holmes e do Hercule Poirot que, por mais que também só revelem suas deduções no final, sempre são corretos ou agem por uma causa nobre.
De qualquer forma, a cada conto admiro mais o tio Poe porque ele é muito versátil! Já escreveu sobre terror psicológico, sobrenatural, crimes, investigação, histórias engraçadas… E ele começou a carreira escrevendo poesias (inclusive românticas). Enfim…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✉ Recomendo.
Share this content:
Deixe um comentário