O conto da aia

O conto da aia

🔰 RESENHA DA GRAPHIC NOVEL: O conto da aia, adaptada da obra de Margaret Atwood por Renée Nault.

⚠️ Não recomendado para pessoas sensíveis.

📝 PLOT: a história é contada por Offred, que é uma Aia em Gilead. É uma república cercada por grades e guardas, onde as mulheres são como objetos, cada uma com sua função.

As aias tem a única função de gerar filhos. São “úteros com 2 pernas”, como Offred diz, e elas sempre se vestem de vermelho e com véu branco cobrindo a cabeça. As Marthas são empregadas domésticas e sempre se vestem de verde. De azul são as esposas de comandantes e de vestidos listrados são as esposas de homens pobres.

Offred foi transferida para a casa de Fred para gerar um filho dele (por isso o nome “de Fred”). Durante a história ela relembra a sua vida normal, quando tinha um emprego, um marido e uma filha, e acompanhamos o sofrimento dela tbm em não saber o que aconteceu com eles.

Será que ela vai conseguir gerar um filho? Será que vai encontrar sua família? Só lendo para saber.

⁉️ PQ ESSA GN: to refazendo e complementando alguns posts de qdo o perfil chamava @resenhasdeborboletas, e aproveitando para postar o que combinar no @lilitherarias 🖤

🦋 MINHA OPINIÃO: Confesso que essa história me deu um medo lascado pq em 2020 percebemos que nossa vida pode mudar de um dia para o outro, não é vdd? Veja a pandemia, por exemplo…

E ainda mais com tanto machismo sendo exposto, misoginia, preconceito, e tem gente que defende publicamente a volta da ditadura! Sei que é uma ficção distópica mas não é algo tão impossível de acontecer. A personagem conta como tudo foi mudando aos poucos: as mulheres foram demitidas, seus bens passados para seus maridos ou pais, pessoas desaparecendo, medo de sair de casa… 

E é por essas e outras que precisamos falar de machismo sempre que for possível, precisamos ouvir outros pontos de vista e refletir sobre nossas ações, até pra não chegarmos em situações tão extremas…

Achei a história super tensa e pesada, mas que vale a pena ser lida por conta do tanto de reflexões que a gente acaba fazendo. A graphic novel é linda, mas apesar dos traços bem bonitos eles não conseguem suavizar a história não.

🩸 Recomendo!

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *