O vilarejo

O vilarejo

📕 RESENHA DO LIVRO: O vilarejo, de Raphael Montes

⚠️ AVISO: não recomendado para pessoas sensíveis ou menores de 16 anos.

📝 PLOT: o livro tem sete contos, cada um com nome de um demônio relacionado aos sete pecados capitais. Os contos podem ser lidos separadamente, mas todos contam histórias do mesmo lugar: um vilarejo castigado pela guerra e pelo inverno.

O vilarejo estava vazio, pois muitos tinham morrido ou se mudado de lá, e os poucos moradores que restaram enfrentavam o frio extremo e a falta de suprimentos, já que os soldados passaram fazendo coletas para a guerra.

O primeiro conto, “Belzebu”, fala de Felika, que está em sua casa com as crianças aguardando o marido voltar com algum alimento. Anatoli se arriscou no frio para tentar caçar coelhos para a família.

Ela pede que os filhos comam rápido, pois tem medo de que alguém perceba que eles ainda têm alguma comida. Quando a sra. Helga bate na sua porta, Felika se recusa a abrir, mesmo ela sendo uma senhora cega cujo cachorro tinha acabado de ser assassinado.

Dias depois Anatoli volta a sua casa, e encontra uma horrível surpresa.

O que será que aconteceu na casa dele? Só lendo o livro para saber.

⁉️ PQ ESSE LIVRO: leitura de março no grupo #literaturma 💜

🦋 MINHA OPINIÃO: vi algumas resenhas dizendo que tem contos cujo final é previsível. Eu devo ser muito lenta pq não previ nada hahaha

Nesse primeiro conto mesmo, que foi o que eu mais gostei, até tinha um palpite, mas estava bem errado.

Alguns contos são de partir o coração, como o de Jekaterina ou de Ivan, o ferreiro, mas os finais são bem interessantes. Os personagens de um conto aparecem no outro, e até complementam as histórias. Por exemplo, esse Ivan que citei aparece no primeiro conto (da Felika).

O fato dos contos terem nomes de demônios, além de falar dos sete pecados capitais (cada conto trata de um dos pecados), acho que também sugere que toda a maldade e bizarrice cometida teve uma influência maligna, sobrenatural.

Para mim ficou claro que, independente de demônios e pecados, o ser humano é capaz de fazer qualquer coisa, principalmente em situações extremas.

👤 Super recomendo!

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *