Misoginia no meio literário
CASO LITERARIO. Era uma vez um podcast maravilhoso chamado Radio Novelo (amo desde Praia dos Ossos), que publicou um belo episódio, “CPF na nota”, onde a jornalista e escritora Vanessa Bárbara conta como seu casamento com um homem do meio literário (apelidado de Tito) terminou após descobrir uma traição, há 14 anos. Péssimo, né? Mas calma que piora.
Ela também descobriu que ele fazia parte de um grupo com aproximadamente 15 homens TAMBÉM DO MEIO LITERÁRIO, para troca de e-mails. E o conteúdo? Literatura? Não. Machismo, misoginia e preconceito. De homens que ela acreditava serem seus amigos. Imagina a dor.
Um acontecimento, que eles compartilharam porque acharam divertido e que deveria acontecer novamente, foi o “rodeio das gordas” que aconteceu em 2010. Não consigo nem relatar neste texto, mas coloquei print neste post e links das matérias da época abaixo. E além disso, contavam detalhes íntimos da relação com suas esposas, das traições, e daí para baixo. Horrível, né? Mas calma que piora.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2710201001.htm
Devido à repercussão do podcast, o Tito, que na verdade é André Conti (um dos SÓCIOS DA EDITORA TODAVIA), se manifestou basicamente pedindo desculpas e dizendo q hoje é uma pessoa “diferente”. Acredito? Podia ter usado a palavra “melhor” no lugar de “diferente”, mas quem tem que acreditar ou não é a atual esposa dele. Ela se manifestou publicamente. E sim, piora.
Natércia Pontes defendeu o marido dizendo que ele “tinha um grupo machista de amigos com quem desabafava, falava mal dos outros, e de assuntos variados e ria”. E ainda pergunta “Quem nunca?”. EU! Um grupo desse nível?! Posso garantir que nunca tive. E ainda teve coragem de atacar a vítima: disse que o marido está sendo assediado com e-mails da ex pedindo ajuda para divulgar seu livro. Acho que era o MÍNIMO que ele poderia fazer depois de tudo. Mas calma que vai piorar mais um pouquinho.
A Editora Todavia soltou um comunicado, dizendo que reconhece a gravidade dos acontecimentos, mas não deixou de citar que foi há 14 anos. Vai acabar a sociedade com ele, tirar o cargo de diretor, por em terapia ou pelo menos passar um pente fino em tudo que ele produziu e produz? Boa pergunta.
https://www.instagram.com/p/DFFwoeiOceE
Nossa, quantos absurdos numa história.
Esse tipo de grupo me dá nojo. Esse tipo de assunto, homens falando de mulheres como objetos, classificando, comentando intimidades, incentivando maus tratos e oferecendo para os amigos quando não querem mais, me dão nojo. E o pior: não deixaram de existir, só migraram para o WhatsApp. Lembrei que meu ex namorado fazia parte de um grupo de putaria no WhatsApp. Não li as conversas, só vi as fotos pornográficas. Fiquei muito brava mas continuei com ele. Eu devia ter me afastado, porque depois disso aconteceram coisas piores, até eu descobrir as traições. Eu, gorda, pobre, depressiva, fazendo tratamento psicológico. Imagina como fiquei.
E esse “rodeio das gordas”?! Me deixou chocada num nível que nem pensei que ainda fosse possível, porque os influencers gordos que acompanho recebem muito hate nas suas redes sociais, e tem coisas pesadas! Mas aí pelo menos tem uma tela para dar uma impressão de anonimato aos haters (não justifica mas explica). No caso desse “rodeio” a humilhação foi pessoalmente, na balada, na frente de várias pessoas. Com certeza eu não soube disso em 2010, porque me marcaria. Mas na época eu não tinha um acesso tão fácil à internet, nem um celular bom, nem era ligada em redes sociais. E quem me conhece e ficou sabendo deve ter evitado tocar no assunto.
Então achei ótimo a Vanessa Barbara contar tudo e o assunto bombar. A gente precisa falar de traição e não perdoar, para, quem sabe um dia, os homens entendam que isso não se faz! Traição acaba com a nossa autoestima, que culturalmente já não tem incentivo para ser alta, e acaba com nosso psicológico. “Ah mas mulher também trai”. Claro que trai, mas vamos falar de números? Nem se compara! Faça uma pesquisa com as pessoas próximas a você. Veja o que homens e mulheres falam sobre traição. Muitas mulheres ainda são românticas, sonham com o príncipe no cavalo branco, enquanto “homem é homem”, tem que pegar todas porque é “coisa de homem”. Nos dias de hoje, é coisa de homem sem caráter.
Você que é homem decente de verdade e está num grupo desses, se afaste. Sei que não vai querer se indispor com seus “amigos” (repense suas amizades), mas deixe os misóginos ficarem isolados, não apoie, não incentive. E você, mulher, se valorize. Antes só do que mal acompanhada, já dizia o ditado. Não fique com traidores. Eles precisam aprender.
Nossa, falei demais kkkkk Para finalizar, uma boa notícia: as vendas dos livros da Vanessa Barbara subiram 13.800%!! Eu acho é pouco, quero mais é que ela lucre muito com essa história, reparação pelos danos, ela merece!!
Inclusive, ela meio que conta essa história no seu livro “Operação Impensável”. Simbora dar uma lidinha?
Share this content:
Deixe um comentário